O que levou a Rauter Química mudar sua identidade visual?
Motivos, razões e perspectivas do que levaram uma empresa com mais de 70 anos de história a mudar sua identidade visual.
Todos sabemos que mudanças podem ser desafiadoras, sejam elas boas ou ruins. Quando se trata de uma mudança positiva dentro de uma empresa, as expectativas sempre são de crescimento, boas ações para o público e funcionários, adaptação as novas tecnologias e tendências no mundo contemporâneo e por aí vai, e não poderia ser diferente com a Rauter Química.
Por que uma empresa muda sua identidade visual?
Podemos citar diversos exemplos e motivos pelos quais empresas mudam sua identidade visual, como por exemplo: Utilização de novas tecnologias, adoção de novos processos de produção, novo posicionamento no mercado, expansão comercial, ampliação da área geográfica de atuação ou até mesmo, desenvolvimento de novas linhas de produtos.
Estes são alguns dos motivos que fazem com que empresas pensem em fazer uma mudança em sua identidade visual que represente e esteja alinhada com o atual posicionamento da empresa mediante o mercado. As mudanças de identidade visual pode expressar a perspectiva de crescimento, não só comercial, geográfico ou físico, mas sim da marca como um todo.
Por que desta mudança de identidade da Rauter depois de mais de 70 anos da empresa?
Um logotipo de sucesso passa credibilidade para seu público, com isso a importância de ao longo dos anos ir ganhando pequenas mudanças para estar lado a lado da mudança dos hábitos dos consumidores e também suas exigências. Pensando nisso, conversamos com uma das pessoas responsáveis por estas mudanças e que já faz parte da história da Rauter, Alessandra Rauter, vice-diretora executiva da Rauter Química.
Alessandra comentou que como no passado havia muitas mudanças de marca e logotipo, desta vez a Rauter fez algo pensado para o publico consumidor, onde fique mais ”fácil” o acesso as informações sobre a empresa e claro, também sobre os produtos. ‘’Nossa proposta é deixar a marca da forma mais clara possível para o nosso consumidor e também para um futuro público, onde no passado já tivemos algumas mudanças de nome e marca que por vezes, acabava ‘’prejudicando’’ um consumidor, que talvez ficava em dúvida do nome da marca e por isso estamos mudando hoje, para também nos adequarmos para os consumidores atuais’’.
Quais foram os motivos que levaram a esta mudança de identidade visual?
De acordo com Alessandra, um dos pontos principais é para deixar a marca mais visível para o publico alvo. ‘’Talvez o principal motivo seja esse mesmo, de deixar a marca mais clara e visível para o nosso público alvo atual e também visando a nossa ampliação da empresa, não apenas física mas também de mercado’’
Perguntamos também quais eram as percepções da Rauter Química quando começou a trabalhar na empresa. Os compromissos e pontualidades sempre foram itens essências. ‘’Bom, eu comecei a trabalhar na Rauter em 2013 e era uma empresa que sempre teve os seus valores muito enraizados e firmes, desde os horários e pontualidades com clientes até o compromisso com a qualidade dos produtos. Hoje a empresa está bem maior em comparação a 2013, tanto em sua capacidade produtiva, como também vendas e também com uma gestão mais colaborativa’’.
Quais são as perspectivas do cenário da Rauter para daqui 10, 15 e até 20 anos?
‘’Crescimento… Acho que essa é a palavra que pode definir bem o que pretendemos e queremos para os próximos anos, tanto em faturamento como também em capacidade produtiva e nos tornarmos uma referência na indústria química ainda maior aqui no cenário do Rio Grande do Sul’’.
As conquistas e ações da Rauter ao longo dos mais de 70 anos de história, permite ainda sonhar mais alto? Se sim, qual seria a meta que a Rauter, como empresa, ainda deseja alcançar?
Segundo Alessandra, a Rauter ainda planeja e almeja grandes voos pela frente, mas sempre com um passo de cada vez. ‘’Nós queremos almejar e conquistar mais ações pela Rauter, mas sempre com os pés no chão como sempre foi. A ideia de crescer porém dando um passo de cada vez é justamente para isso, para podermos nos estruturar bem com muita consistência, mas sim, estamos estudando tanto ampliações de unidades, como também de portfólio de produtos’’.
O caminho ainda é longo e com certeza terão outras identidades visuais da empresa, novas atualizações, novos produtos, novos ramos e talvez até novas unidades, entretanto, as expectativas são as melhores possíveis, buscando sempre novas melhorias tanto para a empresa, funcionários e clientes.
Estas foram as palavras da Alessandra, que comentou sobre as perspectivas de cenários e oportunidades para a Rauter Química nos próximos anos.