Você sabe o que é Aguarrás mineral?

O que é aguarrás e como é obtida?

Aguarrás é um solvente orgânico que não se mistura com a água. Ele é constituído de uma mistura de compostos apolares, que apresentam uma faixa de destilação de 150°C a 240°C. 

Seu nome vem do latim, e significa água de resina. Pois era obtida a partir da destilação da substância amarelada e oleosa que escorria de de alguns pinheiros. Atualmente, a obtenção da aguarrás se dá a partir da destilação do petróleo, e é constituída de uma mistura de hidrocarbonetos alifáticos voláteis.

Onde é usada?

A aguarrás é usada em muitas aplicações industriais e domésticas, sendo muito importante na cadeia petroquímica.

É um dos solventes mais usados na fabricação de tinta a óleo, esmalte sintético e vernizes para madeira.  Também é usada na fabricação de thinners, para diluição e limpeza de respingos e de acessórios de pintura, como pincéis, bandejas e rolos. Lembre-se: sempre que comprar uma tinta para usar em casa, se for a óleo ou esmalte, deve-se comprar a aguarrás (ou thinner que a contenha) para diluir a tinta e para limpeza.

Outra aplicação importante é na remoção de óleos e graxas na limpeza de equipamentos, peças e ferramentas.  A vantagem da aguarrás sobre outros solventes é seu odor mais fraco e seu ponto de fulgor mais elevado, o que permite seu uso doméstico de forma mais segura. 

Uma aplicação em que a aguarrás vem ganhando espaço é na lavagem de roupas a seco, processo realizado em lavanderias, pois pode substituir o percloroetileno (produto cancerígeno proibido em alguns países) com vantagens para os trabalhadores e para o meio ambiente. O processo de lavagem a seco é semelhante a uma lavagem normal, mas ao invés de colocar água, a roupa é colocada em máquinas de lavar especiais com o solvente orgânico, que remove as sujeiras e odores sem danificar o tecido. Em seguida, o solvente é evaporado e a roupa segue para passagem com ferro para desamassar.

Curiosidades

1)  Aguarrás mineral: a aguarrás originalmente era obtida pela destilação da resina do pinheiro, e por este motivo também é chamada de essência de terebintina. Com o desenvolvimento da indústria petroquímica, se percebeu que uma das frações do petróleo tinha propriedades similares à aguarrás do pinheiro, e esta fração recebeu o nome de aguarrás mineral, enquanto que a do pinheiro é chamada atualmente de aguarrás vegetal, terebintina ou essência de terebintina.

2)  A composição da aguarrás vegetal e mineral são diferentes: a aguarrás mineral é constituída de uma mistura de hidrocarbonetos de cadeia aberta, com 7 a 12 carbonos, e que passa por processos químicos para que fique sem cor e sem odor (não chega a ficar sem odor, mas é bem suave em comparação aos outros solventes). A aguarrás vegetal é constituída por hidrocarbonetos de cadeia aberta e cíclicos, e sua composição depende da espécie do pinheiro, das condições climáticas do local, etc. Como todo produto natural, além dos compostos orgânicos principais, carrega algumas substâncias em menor proporção, que podem ter cheiro característico e até algumas propriedades terapêuticas. Sua cor pode variar de incolor a levemente amarelada.

3) A aguarrás vegetal vem sendo usada desde a antiguidade para fins medicinais: no tratamento de reumatismo e dores musculares, como anestésico para dor de dentes e como inseticida, bactericida e antiparasitário. Apesar de não ter eficácia comprovada, ainda é usada nos Estados Unidos com açúcar como remédio caseiro.

Cuidados:

             Sendo uma mistura de hidrocarbonetos, a aguarrás é tóxica se inalada ou ingerida, podendo causar sonolência, vertigens, danos aos pulmões, fígado e rins. É irritante à pele e pode causar dermatite química. Além disso, é volátil e inflamável, exigindo cuidados no seu manuseio e no armazenamento.

             É importante ressaltar seu efeito tóxico ao organismo, pois o fato de ter sido usado desde muitos anos na fabricação de remédios e elixires (o Bálsamo Alemão, por exemplo), seu uso é anterior ao desenvolvimento da medicina moderna, e os mesmos benefícios desejados podem ser conseguidos por medicamentos atuais e sem os efeitos colaterais desse solvente.